Projetos

Fórum do Rio

dezembro de 2006 - janeiro de 2007

Hisrtórico do Fórum

O Fórum do Rio decorre de uma série de ações anteriores à sua constituição, desencadeadas na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Em meados de 2005, Olavo Monteiro de Carvalho foi eleito para a presidência da ACRJ e, no segundo semestre de 2005, iniciou-se uma reformulação dos conselhos da ACRJ.

A partir de um diagnóstico de descompasso institucional e de necessidade de mobilização da sociedade civil e do setor privado, formulado pelo IETS, foi firmada uma parceria IETS-ACRJ e, em fevereiro de 2006, ocorre o lançamento do projeto de apoio à ACRJ na elaboração de sua estratégia de ação no que tange à inserção do Setor Privado na Política de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visava, dentre outros: i) estabelecer alinhamento sobre o diagnóstico do Estado do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana; ii) fortalecer o papel de protagonista do setor privado na elaboração e execução das políticas de desenvolvimento do Rio de Janeiro; iii) estabelecer propostas de inovação institucional; iv) selecionar temas voltados para a associação entre oportunidades empresariais e desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Como decorrência da interlocução com os Conselhos no período de março a maio de 2006 e, a partir da filtragem das propostas dos mesmos em junho de 2006, foi realizada uma sistematização da agenda do setor privado e das demandas em relação aos poderes públicos. No segundo semestre de 2006 a agenda da "Proposta de uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para o Estado do Rio de Janeiro" foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Como resultado, nasceu a primeira inovação institucional - o Fórum do Rio - dedicado a discutir temas voltados para a associação entre oportunidades empresariais e desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No período de dezembro de 2006 a janeiro de 2007 o Fórum foi apresentado aos mantenedores e ocorreu a sua formatação.

O Fórum foi formado por seis comitês de competitividade (Crédito, Capacitação, Assistência Técnica, Comercialização, Tecnologia e Infraestrutura), uma secretaria executiva, um comitê diretivo e uma assembléia.

Foco do Fórum

Dedicado a melhoria do ambiente de negócios para as pequenas e micro empresas da Região Metropolitana, democratizando o acesso a serviços de desenvolvimento empresarial. A democratização do acesso a serviços significa ampliar os mercados dos ofertantes desses serviços para a população de baixa renda.

O fortalecimento do empreendedor passa pela convergência desses produtos e serviços ofertados, proporcionando acesso articulado a uma cesta de bens e serviços coerente, capaz de proporcionar a melhoria do negócio do micro e pequeno empreendedor e das condições socioeconômicas de sua família. A oferta de bens e serviços precisa ser sustentável, com resultados positivos para todas as partes envolvidas e desenvolvimento local.

Patrocinadores do Fórum do Rio

Amil - Companhia Vale do Rio Doce - Light - Sinaf Seguros - Bradesco - Embratel - Oi - Siemens - Ponto Frio - Caixa - Fetranspor - MMX - Banco do Brail

Projeto Estratégico do "Cartão Rio Empreendedor"

O Cartão que Fortalece o Empreendedor

O projeto é resultado de discussões do Fórum do Rio, lançado em fevereiro de 2007, do qual participam empresas e entidades dedicadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Fórum é uma iniciativa nascida a partir da articulação política da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e coordenado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS).

O Fórum do Rio constitui uma inovação institucional, por ser um locus de interação entre instituições privadas e públicas, preocupadas em associar a promoção da atividade empresarial na busca de novos mercados e negócios, com o aproveitamento do espírito empreendedor e a expansão dos mercados de forma inclusiva, através de projetos de desenvolvimento voltados para: i) a recuperação da Região Metropolitana do RJ, ii) a redução da pobreza, iii) o combate à violência, iv) a organização urbana e v) a melhoria da qualidade de serviços públicos.

Parceiros do Programa

Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) - Light - Sinaf Seguros - Iets - Oi - Sebrae-RJ - Correios - Ponto Frio - Caixa - Ponto de Referência

A íntegra do Projeto Cartão Rio Empreendedor está disponível em arquivo pdf abaixo.