Projetos

Gente.Rio

Um banco de depoimentos do Rio de Janeiro

dezembro de 2015 - dezembro de 2016

A Metrópole é um espaço de encontro, troca e colaboração, de diversidade e colisão de identidades, culturas e ideias. É onde se produzem insumos fundamentais à inovação produtiva, social e cultural e ao desenvolvimento socioeconômico.
Este projeto pretende criar um banco virtual de depoimentos que, ao lado de dados, estatísticas e outros materiais, facilite a apreensão do passado, do presente e das experiências vividas neste território desigual e dinâmico – o Rio.

O banco de depoimentos tem como missão descobrir, expor, ilustrar e por em discussão a paleta de diversidade que caracteriza a vida e a pulsação da cidade metropolitana do Rio de Janeiro. Seus habitantes convivem com o contraste cru e impactante do diferente, caraterística que tende a naturalizar a desigualdade abissal em que está imersa.

A diversidade e a desigualdade da região são representadas por quem as vive, sem intermediários. O site é, assim, uma memória oral da metrópole. O êxito se dá na visibilidade de histórias de vida antes desconhecidas, mas que são parte essencial da vida metropolitana no Rio de Janeiro: as narrativas escondidas atrás das estatísticas.
O site apresentará a diversidade de experiências da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Espera-se contribuir não só para a memória do Rio de Janeiro, mas para a construção de uma cultura de tolerância e acolhimento das diferenças.

A ideia é oferecer testemunhos emocionantes e impactantes com o mínimo de interferência possível por parte dos entrevistadores, reverberando as narrativas de si que permeiam – e constituem – o território. Além de promover encontros entre histórias distantes geograficamente, o projeto deverá empoderar os depoentes.

O projeto também inclui a exibição dos depoimentos aos próprios depoentes: para nós, a compreensão de que uma cidade é formada por histórias de vida é essencial para uma convivência mais solidária no ambiente urbano – que, no caso do Rio, tem sido marcado por violência, intolerância e preconceito de classe, gênero e território.


Ver online : Gente.Rio