Projetos

Observatório de Pequenos Negócios do Estado do Rio de Janeiro

3º ano

outubro de 2013 - agosto de 2014

O Rio apresenta uma elevada participação de trabalhadores em empreendimentos de pequeno porte, incluindo aqueles por conta própria. Apesar da enorme heterogeneidade, são atividades caracterizadas, na sua maioria, por baixa produtividade, baixos rendimentos, relações de trabalho informais, ausência de registro dos negócios, pela produção de bens/serviços de baixo valor agregado e, muitas vezes, por se estabelecerem em territórios com ocupação ilegal como as favelas. Assim, embora operem em condições inadequadas, são importantes atividades para geração de trabalho e renda, principalmente para as famílias localizadas nas camadas de renda mais baixa.

Nesse contexto, a oferta e gestão dos serviços de apoio aos micro e pequenos empresários são fundamentais para diminuir os obstáculos ao desenvolvimento dos seus negócios. Aqui, o SEBRAE/RJ tem papel fundamental não só em melhorar a capacidade produtiva das micro e pequenas empresas, mas também em contribuir de modo efetivo com a redução das desigualdades, visto que alcança de modo direto um contingente significativo de pessoas localizadas na base da pirâmide social. Ademais, há um potencial criativo e inovador dessa pluralidade de organizações que deveria ser incentivado.

A base para a formulação de políticas e programas eficazes e efetivos depende, em grande medida, de um diagnóstico sobre as dificuldades e as potencialidades reais do público-alvo. Para tanto, é necessário ter informações detalhadas e atualizadas sobre as características e a evolução dos micro e pequenos empreendedores, assim como dos seus negócios. A análise dessa base informacional deve gerar mais e melhor conhecimento do setor, tanto para os próprios empreendedores quanto para instituições atuantes no setor, como o SEBRAE/RJ. De forma complementar, estudos setoriais e territoriais considerados estratégicos para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas devem ser elaborados para completar um quadro mais fidedigno da situação do setor e contribuir para uma melhor atuação do SEBRAE/RJ.

Esse conjunto de atividades que permitam realizar o diagnóstico e aprofundar análises sobre setores e territórios considerados estratégicos para micro e pequenas empresas é a base da proposta para montar o Observatório de Pequenos Negócios do Estado do Rio de Janeiro.

Observatório de Pequenos Negócios do Estado do Rio de Janeiro