Eventos

IX Encontro de Economistas de Línguas Neolatinas

10 de setembro de 2007 - Auditório do BNDES - Rio de Janeiro, RJ

As Estratégias de Desenvolvimento Econômico: Europa Mediterrânea e América Latina comparadas

Pela primeira vez em sua história, a Associação de Economistas de Línguas Neolatinas estará promovendo um encontro na América Latina, mais precisamente no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, nos próximos dias 10 e 11 de setembro. Este IX encontro da AENL terá como tema "As estratégias de desenvolvimento na América Latina e na Europa Mediterrânea".

O evento é co-organizado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e conta com o apoio do SEBRAE-RJ e da Fecomercio-RJ. Dentre os temas a serem debatidos, destacam-se "Modelos e estratégias de desenvolvimento econômico"; "Universidade, indústria e inovação"; "Sistemas produtivos locais"; e "Desenvolvimento sustentável, redes de empresas e divisão internacional do trabalho".

Comparecerão a este encontro renomados economistas italianos, como Gioacchino Garofali, Patrizio Bianchi e Giacomo Beccatini (todos grandes especialistas em distritos industriais e desenvolvimento local), portugueses, como José Reis (professor da Universidade de Coimbra, que estará lançando o seu mais novo livro, "Ensaios de Economia Impura"), franceses, como Charles-Albert Michalet (Professor da Universidade de Paris-Dauphine) e Pierre Courlet (Professor da Universidade Pierre Mendes-France), latino-americanos, como Carlo Ferraro (especialista em desenvolvimento local da CEPAL) e Isaac Minian (professor da Universidade Autônoma do México) e, evidentemente, brasileiros, como Wilson Suzigan (da UNICAMP), André Urani (do IETS), José Roberto Afonso (do BNDES) e João Carlos Ferraz (também do BNDES).

O evento é gratuito.

Programa: http://www.aenl.org/ita/index.htm