Projetos

Pesquisa Piloto de Observação da Sala de Aula com base na Metodologia Stallings

junho de 2017 - dezembro de 2018

O governo do estado do Tocantins, a partir do Programa Estrada do Conhecimento – PEC/SEDUC, no desenvolvimento da ação integrante do subcomponente II – Pesquisa Piloto de Observação da Sala de Aula com base na metodologia Stallings, pretende promover insumos para melhorar a qualidade da educação no ensino básico, minimizando as condições de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes nos municípios de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.

O Projeto Estrada do Conhecimento - PEC que é parte do acordo de compromisso firmado entre Banco Mundial/Brasil e Governo do Estado do Tocantins tem como objetivo desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da educação com vistas a minimizar as condições de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes dos Municípios de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, situados às margens da Rodovia Belém Brasília. Assim, o PEC está dividido em três subcomponentes, que são: a) Desenvolvimento da Educação Infantil; b) Qualidade do Ensino na Educação Básica; c) Relevância e Retornos na Escola.

O método Stallings foi desenvolvido nos anos 70 para observar de forma sistemática a atividade dos professores em sala de aula e seu relacionamento com os estudantes, e tem se apresentado como uma metodologia consolidada que foi inclusive aplicada em um estudo piloto realizado no Brasil em 2005, com apoio do Banco Mundial. Este estudo piloto mostrou, entre outras coisas, que uma parte significativa do tempo dos estudantes nas escolas brasileiras é desperdiçada pela ausência ou afastamento do professor da sala de aula, ou em atividades não relacionadas à educação; e que os dois terços do tempo de educação ativa dos professores é dedicado a exposições e explicações, deixando pouco espaço para discussões e trabalhos práticos.

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia para o serviço de assessoramento técnico e apoio logístico na realização da Pesquisa Piloto de Observação da Sala de Aula com base na metodologia Stallings em 7 escolas dos municípios de interesse onde estão concentradas as ações do PEC. Os seguintes objetivos específicos deverão ser cumpridos: (i) dar suporte logístico de qualidade à realização das duas rodadas de observação em sala de aula; (ii) imprimir os instrumentos utilizados para a pesquisa; (iii) analisar os resultados e gerar relatórios para orientar a utilização do tempo em atividades pedagógicas efetivas, considerando as duas rodadas de levantamento de informação.

A pesquisa será realizada em duas rodadas, que ocorrerão com intervalo de 12 meses, com a finalidade de analisar a influência do uso do tempo em sala de aula no desempenho educacional dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e dos alunos do Ensino Médio. Em cada rodada serão acompanhadas 50 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e 60 turmas do Ensino Médio de 7 escolas estaduais em 6 municípios do estado. A aplicação da pesquisa contempla além da observação em sala de aula, um questionário para os professores e outro para o diretor. A equipe de Observadores será composta por integrantes das escolas contempladas com ações da PEC/SEDUC, sendo preferencialmente coordenadores pedagógicos das unidades escolares.

A expectativa é que este estudo proporcione informações mais ricas sobre o funcionamento das salas de aula e o trabalho dos professores, assim como sobre o impacto das diferentes práticas sobre o desempenho dos alunos, que possam servir de base tanto para o melhoramento da administração escolar quanto para a melhoria das práticas dos professores, em benefício dos estudantes.

Coordenação

Samuel Franco