Notícias

Pesquisa e produção do conhecimento para disseminação sobre temas diversos da pessoa idosa

O Termo de Fomento nº 848255/2017 celebrado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, tem como objeto desenvolver pesquisa e produção do conhecimento contemplando os temas relacionados à população idosa, de acordo com as diretrizes contidas na Política Nacional do Idoso, tais como violência, mobilidade, acessibilidade, inclusão social, convivência familiar e comunitária, e saúde, com abrangência nacional.

Essa pesquisa tem o objetivo de atualizar, monitorar e disseminar informações e dados da população idosa brasileira por meio de indicadores sociais para as cinco regiões geográficas e unidades da federação, no que for possível, sobre os temas de violência, mobilidade, acessibilidade, inclusão social e convivência familiar e comunitária, entre outros.

Também propõe fazer um levantamento sobre as políticas já existentes para o segmento, bem como por meio de discussão de pesquisadores de cada área, pensar programas, ações ou políticas públicas. Por fim, também se pretende aplicar o instrumento do IF-BR para população idosa, criando uma base normativa, e levantando dados primários sobre questões socioeconômicas deste grupo populacional.

O Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, nesta terça-feira (15), lança o Edital de Chamada Pública para selecionar consultores para o Termo de Fomento nº 848255/2017 celebrado com o Ministério dos Direitos Humanos.

A nova dinâmica compõe o conjunto de medidas de aprimoramento, que o IIETS, como gestor do Termo de Fomento nº 848255/2017, está adotando, para incrementar a aplicação de recursos e elevar ainda mais a publicidade e a transparência dos seus processos.

O Edital de Chamada Pública aborda regras, condições mínimas, restrições, critérios, prazos, documentos, forma de apresentação das informações necessárias e todas as etapas do processo, além dos requisitos mínimos para a habilitação e pré-seleção que serão analisados.

O Edital está disponível na página eletrônica www.iets.org.br na área de projetos.