Projetos

O que fazem as escolas que oferecem Educação Ambiental no Ensino Fundamental no Brasil?

fevereiro de 2006 - julho de 2006

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento na expansão da oferta de Educação Ambiental nas escolas do Ensino Fundamental no Brasil. Esta expansão é verificada nos surpreendentes números no que diz respeito ao número de escolas e de matrículas que oferecem Educação Ambiental entre os anos de 2001 e 2004.

Com efeito, em 2001, mais de 25 milhões de crianças entre 7 e 14 anos possuíam acesso à Educação Ambiental, ao passo que, em 2004, este número ultrapassa 32 milhões de matrículas. No entanto, nada se sabe sobre os conteúdos, currículos, capacitação dos docentes e as melhores práticas pedagógicas. Neste sentido, não é possível desenvolver um projeto de pesquisa a partir das bases de dados disponíveis, pois as diferentes pesquisas do Ministério da Educação tratam o tema da Educação Ambiental de forma extremamente limitada.

O presente projeto de pesquisa visa contribuir - ainda que parcialmente - com o desenho e implementação de um projeto piloto. Projeto piloto este que indague sobre as questões citadas no parágrafo anterior a partir da elaboração de um questionário, cujos resultados permitam traçar - ainda que de forma preliminar e parcial - algumas características e tendências sobre a qualidade e as condições da Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental no país. O projeto piloto tem por objetivo a elaboração de um documento de análise sobre a situação da Educação Ambiental em um universo de 400 escolas. Com este propósito, os critérios utilizados para a seleção destas 400 escolas se concentram em quatro eixos principais: a divisão político-administrativa do país (Estados e Municípios), área geográfica (urbana e rural), dependência administrativa das escolas (estaduais, municipais e privadas) e escolas que possuem as melhores práticas de Educação Ambiental.