Projetos

Análise do setor de microfinanças no Brasil a partir do banco de dados do Premio Itaú de Apoio ao Empreendedor

janeiro de 2006 - março de 2006

O Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor, iniciativa da Fundação Itaú Social, com apoio e parceria do Banco Itaú, teve por objetivo identificar, divulgar e apoiar o trabalho de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, mediante concessão de crédito a empreendedores de baixa renda, propiciam o incremento de atividades produtivas, estimulam a geração de renda e postos de trabalho e contribuem para o desenvolvimento econômico da região em que atuam.

O apoio financeiro às seis finalistas, sobretudo às três primeiras colocadas, pode ter efeitos significativos no desenvolvimento das instituições, não só em termos de investimento direto, mas, principalmente, pelo efeito motivador. Para as instituições inscritas e que não foram premiadas, o simples fato de terem de levantar informações e sistematiza-las para realizar a inscrição pode gerar benefícios no gerenciamento das suas atividades.

O maior efeito, entretanto, são os benefícios diretos dos dados deste novo trabalho. O conhecimento das instituições sobre o seu desempenho nas diversas etapas de análise do prêmio e em relação às demais instituições inscritas, pode ser ferramenta extremamente útil para a melhoria dos seus indicadores.

Este projeto busca fornecer a todas as instituições inscritas no Prêmio uma síntese dos resultados alcançados e fazer uma análise do setor de microfinanças brasileiro a partir da base de dados do Prêmio6