Projetos

Um retrato da presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental brasileiro: O percurso de um processo acelerado de expansão

fevereiro de 2006 - julho de 2006

A problemática da Educação Ambiental (EA) não se constitui em um tema recente nas agendas públicas dos governos. No entanto, pouco se tem realizado na implementação concreta de programas, diretrizes e políticas com o propósito de incentivar e promover a Educação Ambiental tanto no âmbito formal quanto informal da educação.

O Brasil vêem realizando esforços neste sentido desde a segunda metade dos anos 90 e ganhando força na agenda pública no início da presente década, uma prova desta afirmação é o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) lançado no início do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, para o desenho e implementação de políticas e programas específicos ao setor se faz necessário produzir insumos no que diz respeito ao estado da arte da Educação Ambiental no ensino brasileiro. Por outro lado, como demonstrará o presente relatório é imprescindível e urgente estabelecer um processo abrangente e sistemático de avaliação do acesso, dos conteúdos, da qualidade e dos resultados finais da Educação Ambiental. Neste sentido, o presente estudo pretende contribuir a avaliação do acesso da Educação Ambiental.

O presente relatório tem por objetivo realizar um mapeamento - o mais abrangente possível - da presença da Educação Ambiental nas escolas brasileiras que oferecem Ensino Fundamental com o propósito de identificar tendências, padrões e características de um processo incipiente, mas em andamento, da expansão da Educação Ambiental no país. Para alcançar este objetivo adotou-se uma linha muito clara de pesquisa: a realização de vários recortes empíricos em torno do nosso objeto de estudo. Com efeito, através da observação e da análise de um conjunto de indicadores possíveis de serem construídos com as bases de dados dos Censos Escolares - elaborado pelo INEP/MEC - desde diversas óticas ou prismas é possível realizar um mapeamento detalhado da situação da Educação Ambiental no que diz respeito ao seu acesso para milhões de crianças que freqüentam as escolas brasileiras.